» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 Janeiro Secretaria da Mulher apoia capacitação para jovens e adolescentes
26/01/2014 - 14h37m

Secretaria da Mulher apoia capacitação para jovens e adolescentes

Desabafo Social em Maceió-AL

Secretaria da Mulher apoia capacitação para jovens e adolescentes

Monique Evelle, fundadora do Desabafo Social, Elias Lourenço, colaborador do Desabafo Social em Alagoas e Gilvânia Célia , assistente social do Lar Evangélico Masculino Pastor Boyd O'Neal.

Meta é transformar a realidade através de ações estruturadas e intencionais sobre Direitos Humanos e Protagonismo Infanto-juvenil

Com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens sobre os direitos humanos na internet, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos apoia, nesta quinta (23) e sexta-feira, a capacitação de jovens promovida pelo grupo Desabafo Social, realizada no Lar Evangélico Masculino Pastor Boyd O'neal e na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, respectivamente.

Ideia da universitária Monique Costa, o projeto Desabafo Social foi criado na Bahia e já se expandiu por diversos estados, a partir do desejo de transformar a realidade através de ações estruturadas e intencionais sobre Direitos Humanos e Protagonismo Infanto-juvenil. “É uma rede composta de adolescentes e jovens que estão inseridos nos movimentos sociais, buscando contribuir para que os direitos humanos ganhem sentindo no cotidiano das crianças, dos adolescentes e dos jovens”, explicou a universitária.

Durante a capacitação, que tem como público alvo adolescentes e jovens de movimentos sociais, organizações não-governamentais e escolas, o grupo pretende propor ações metodologias que promovam a participação dos adolescentes e jovens, fazer uma oficina sobre Cidadania em Rede e produzir conteúdo sobre o assunto discutido.

“O fomento da difusão da informação permite o conhecimento mais aprofundado de jovens e adolescentes sobre seus direitos. Por isso, é sempre importante debater com jovens e adolescentes sobre os direitos humanos para que eles sejam agentes de mudança e transformação, possibilitada a partir da garantia dos direitos”, disse a secretária Katia Born

Data: 23 e 24 de janeiro de 2014

Objetivo

Garantir a formação de adolescentes e jovens acerca dos direitos humanos na internet e trocar experiências sobre participação juvenil.

Público alvo

Adolescentes e jovens de movimentos sociais, organizações não-governamentais, escolas etc.

RESPONSÁVEIS

Monique Evelle Nascimento Costa.

19 anos, fundadora da rede Desabafo Social, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com ênfase em Política e Gestão Cultural na Universidade Federal da Bahia, militante na área de direitos humanos há quatro anos. Atualmente é Secretária Geral do Conselho Consultivo Nacional de Adolescentes e Jovens da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Adolescência, jovem multiplicadora da SaferNet Brasil e membro da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores. Fez parte do Comitê Organizador do Festival Southbank Centre no Pelourinho e palestrou em diversos, seminários e congressos pelo Brasil, relacionados aos Direitos Humanos e Comunicação. Egressa do curso de fotografia da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia em Salvador, fez parte da Academia de Festivais, desenvolvido pelo Southbank Centre em Londres e pelo Programa de Economia Criativa do British Council. Ficou entre as 25 negras mais influentes da internet brasileira em 2013, pelo site Blogueiras Negras.

E-mail: monique@desabafosocial.com.br Telefone: (71) 91364176

Elias Lourenço de Souza

17 anos, estudante do Ensino Médio, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Maceió, é um representante nato dos jovens do estado de Alagoas, participando de vários congressos nacionais, sua militância já completou quatro anos. Elias é frequentemente convidado para participar de solenidades para implantação de Programas do Governo. Em setembro de 2013 passou a fazer parte da Rede Desabafo Social e, no mesmo ano foi único adolescente do Brasil a estar na 9ª Conferência Nacional de Assistência Social.

E-mail: eliaslourencodesouza@gmail.com Telefone: (82) 9614-6183

Programa de Trabalho

1º dia: 23 de janeiro 2014

08:30h – Adolescência, juventude e participação

11h – Proposições de ações e metodologias que promovam a participação dos adolescentes e jovens.

12h- Encerramento

Local: Lar Evangélico Masculino Pastor Boyd O'neal

2º dia: 24 de janeiro de 2014

8:30h- Oficina sobre Cidadania em Rede

11h – Produção conteúdo/material de acordo com que foi discutido.

12h – Encerramento

Local: Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos

Indicadores de resultado

Relatórios de avaliação das atividades desenvolvidas; Sistematização dos encontros; Número de adolescentes e jovens participantes; Materiais produzidos; Listas de frequência; Fotografias;